1º Festival de Cinema Coreano SP – KOFF chega a São Paulo de 2 a 6 de outubro no Espaço Itaú de Cinema

Iniciativa do Instituto São Paulo de Arte e Cultura, o evento apresenta o melhor da produção cinematográfica coreana
 





Nos 60 anos da imigração coreana no Brasil, o Festival de Cinema Coreano SP – KOFF chega a São Paulo entre os dias 2 e 6 de outubro no Espaço Itaú de Cinema. A ideia é apresentar um conjunto importante de filmes que retratam a produção cinematográfica coreana, desde 2003 a 2023 apresentando diversos gêneros - terror, suspense, drama, ação, romance, documentário e ficção



O evento chega à capital depois de estrear em Piracicaba – cidade que comemora o Dia da Cultura Coreana no Calendário Oficial de Eventos do Município - entre os dias 15 a 18 de agosto, no Teatro do Engenho Central. A iniciativa traz ao Brasil sucessos de bilheteria do cinema sul-coreano e apresenta uma Mostra Competitiva e uma Mostra Não-Competitiva, exibindo mais de 30 filmes entre curtas e longas-metragens premiados, sob curadoria de Rubens Rewald e co-curadoria de Marcia Kling, Erika Fromm e Tatiana Groff.
 


Mostra Competitiva reúne três categorias: longas e curtas-metragens produzidos na Coreia do Sul sobre qualquer temática; longas e curtas-metragens produzidos no Brasil sobre a Coreia do Sul ou cultura coreana; e longas e curtas-metragens produzidos no Brasil realizados por brasileiros descendentes de coreanos sobre qualquer temática. 



Mostra Não-Competitiva reúne dez longas-metragens selecionados entre os filmes mais representativos e premiados da produção cinematográfica sul coreana, homenageando sucessos internacionais de público, desde Oldboy a Decisão de Partir, e dez curtas-metragens selecionados entre os premiados no Busan International Short Film Festival - BISFF e outros importantes festivais de cinema da Coreia do Sul.


 

Entre as atividades estão previstos eventos de abertura e encerramento, debates internacionais com cineastas e produtores coreanos e brasileiros em formato híbrido, oficinas de produção de vídeo e noite de premiação e homenagens. 



“No momento em que o Brasil se posiciona como um dos maiores consumidores das produções audiovisuais sul-coreanas, que foram elevadas a outro patamar após o filme Parasita romper barreiras, conquistando quatro prêmios no Oscar 2020, além da Palma de Ouro, em Cannes, em 2019, e o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira, em 2020, é de suma importância a realização de um projeto que celebre a excelência da cinematografia sul-coreana no Mundo”, explica a Diretora do Festival e Co-curadora Marcia Kling.


 

Em sua primeira edição o I Festival de Cinema Coreano SP - KOFF é realizado com o patrocínio das empresas CJ do Brasil, Glovis Brasil Logística e Atomy do Brasil e apoio cultural da empresa Hyundai Motor Brasil. O projeto foi aprovado em âmbito do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo - PROAC ICMS e é apresentado pela Amaná Cultural e Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.



 

DEBATES

 

Debate 1 – Produção Brasil Coreia

Trocas interculturais e produção audiovisual brasileira e coreana: diálogos atuais


Debate 2 – Políticas Públicas de Estado

Mercados e estéticas, cinema coreano: estratégias globais


Debate 3 – O Futuro da Indústria Cinematográfica Coreana

Futuro do cinema e o papel da indústria sul-coreana no contexto mundial

 


Mais informações: Link


 


Sobre o curador Rubens Rewald


Roteirista, teatrólogo, professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor de cinema. Formado em cinema e doutor em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é também autor do livro Caos dramaturgia, publicado em 2005. No teatro, escreveu a peça O Rei de Copas (1994), indicada para o Prêmio Mambembe pela renovação da linguagem teatral. 


Em 1999, trabalhou na adaptação da peça Esperando Godot, de Samuel Beckett, e escreveu Acordei pensando em bombas, ambas com direção de Cristiane Paoli-Quito. Também desenvolveu um trabalho de utilização dramática em vídeo em três peças: Dias felizes (1989), texto de Samuel Beckett, Dois perdidos numa noite suja (1992), de Plínio Marcos e Budro (1994), dirigido por Bosco Brasil. 


Em 2007, codirigiu o longa Corpo, em parceria com Rossana Foglia, que ganhou o prêmio de melhor filme estrangeiro no The Method Independent Film Festival, em Los Angeles. Além disso, dirigiu os documentários de longa-metragem Esperando Telê (2009) e Intervenção – Amor Não quer Dizer Grande Coisa (2017), ambos em parceria com Tales Ab’Sáber, e os documentários para a TV Rainha Hortência e Magic Paula (2014) e 800M (2016), em parceria com Aarón Fernandez, além dos curtas Cânticos (1991) e Mutante… (2002). 


Foi roteirista do filme Hoje (2011), de Tata Amaral, e do documentário Todas as Manhãs do Mundo, de Lawrence Whaba (2016). Seus filmes mais recentes foram lançados em 2023: Segundo Tempo e Jair Rodrigues – Deixa que Digam.

 



Programação Mostra:

 

02/10

19h Curtas Premiados

• JIB

• Dancing in the Street

• Brasileano

• Soup is not free

20h30 – Empty Body


 

03/10

18h00 – Recepção convidados 19h00 – Cerimônia de Abertura

19h30 – Parasita

21h45 – OldBoy


 

04/10

14h30 – Curtas Mostra Competitiva

15h00 – Curtas Mostra não Competitiva

• Another Town

• Misdelivered

• One’s Mind

16h15 – Longas Mostra Competitiva

18h30 – Força Bruta

20h30 – Minari

22h45 – Invasão Zumbi


 

05/10

14h30 – Curtas Mostra Competitiva

15h00 – Curtas Mostra Não Competitiva

• Against the Tides

• Nowhere

• Cut and Paste

16h15 – Longas Mostra Competitiva

18h30 – Ligação Explosiva 

20h15 – Uma nova chance 

22h30 – Em Chamas


 

06/10

14h00 – Curtas Mostra Competitiva

15h00 – Curtas Mostra Não Competitiva

• Unique Time

• Mint Condition

• Source of the Odour

• An Excessive Day

17h00 – Longas Mostra Competitiva

19h00 – Noite de Premiação e Homenagens

20h00 – Decisão de Partir

22h30 – A Criada

 

 


Ficha técnica


Curador - Rubens Rewald. 

Diretora do festival e co-curadora - Marcia Kling. 

Consultor do Festival - Antonio Leal. 

Produtora Executiva e Co-curadora - Erika Fromm. 

Produtora Executiva e Co-curadora - Tatiana Groff. 

Embaixador do Festival - Gabriel Kim. 

Marketing - David Alves. 

Assessoria de Imprensa - Maria Fernanda Teixeira e Maurício Barreira. 

Coordenadora de Mídia Social - Silvia Barbato.

 



Serviço


Período de Realizaçãode 2 a 6 de outubro de 2023. 


Local: Espaço Itaú de Cinema. R. Augusta, 1475 - Consolação, São Paulo -SP, 01305-100. 


Patrocinadores: CJ do Brasil,Glovis Brasil Logística e Atomy do Brasil. 


Apoio Cultural: Hyundai Motor Brasil. Apoio Institucional: Instituto São Paulo de Arte e Cultura - ISPAC e Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. 


Realização: Amaná Cultural e Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

 

Site: Link

 




Sinopses dos Longas



Parasita (2019)




Em Parasita, toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.

 



OldBoy (2003)




Oh Dae-su (Choi Min-sik) é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair ele liga para casa de uma cabine telefônica, para logo em seguida desaparecer, deixando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, onde há apenas uma TV ligada, no qual ele recebe pouca comida e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa e sem ter outra opção, ele passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.

 



A Criada (2017)




Coreia do Sul, anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee (Kim Tae-ri) é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko (Kim Min-Hee), que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista planejam desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Tudo corre bem com o plano, até que Sookee aos poucos começa a compreender as motivações de Hideko.

 



Em Chamas (2018)




Durante um dia normal de trabalho como entregador, Jong-soo (Yoo Ah-In) reencontra Hae-mi (Jeon Jong-seo), uma antiga amiga que vivia no mesmo bairro que ele. A jovem está com uma viagem marcada para o exterior e pede para Jong-soo cuidar de seu gato de estimação enquanto está longe. Hae-mi volta para casa na companhia de Ben (Steven Yeun), um jovem misterioso que conheceu na África. No entanto, o forasteiro tem um hobby peculiar, que está prestes a ser revelado aos amigos.

 



Ligação Explosiva (2021)




Seong-gyoo, o chefe do banco central, levou as crianças para seu carro em seu caminho normal para o trabalho. Ele recebe uma chamada de um número de telefone restrito. Ouve-se uma voz misteriosa ao telefone, informando-o de que há uma bomba no carro. Ele foi avisado de que, se não se levantar, uma bomba explodirá. Seong-gyoo, que declarou o misterioso telefonema como phishing de voz, logo testemunhou o carro de seu colega explodindo da mesma forma na frente de seus olhos e se tornou um suspeito de terrorismo no centro de Busan e foi perseguido pela polícia. No momento de desespero quando a bomba explode se ele cair, a polícia está em uma perseguição, e eles estão em uma situação em que não conseguem nem desligar o telefone com o interlocutor misterioso.

 



Minari (2021)




Minari se passa nos anos 80. David (Alan S. Kim), um menino coreano-americano de sete anos de idade, que se depara com um novo ambiente e um modo de vida diferente quando seu pai, Jacob (Steven Yeun), muda sua família da costa oeste para a zona rural do Arkansas. Entediado com a nova rotina, David só começa a se adaptar com a chegada de sua vó. Enquanto isso, Jacob, decidido a criar uma fazenda em solo inexplorado, arrisca suas finanças, seu casamento e a estabilidade da família.

 



Broker (2023)




Broker – Uma Nova Chance é um filme sobre pacotes e caixas. Mas não quaisquer pacotes e caixas. Nessas caixas, pessoas deixam anonimamente seus bebês indesejados. O filme segue dois corretores que vendem os bebês órfãos, contornando a legislação da adoção convencional, para casais ricos que não podem ter filhos. Depois que a mãe biológica de uma criança surpreende a dupla ao retornar para garantir que seu filho encontre um bom lar, os três embarcam em uma jornada para encontrar o casal certo, construindo sua própria família improvável. Prêmio de melhor ator para Song Kang-Ho no Festival de Cannes 2022.

 



Decisão de Partir (2022)




Em Decisão de Partir, Hae-joon (Park Hae-il) é o mais jovem inspetor do departamento de polícia de Busan. Nos fins de semana, ele vive em uma cidade litorânea enevoada com sua amada esposa, mas durante a semana na cidade ele é tão dedicado ao seu trabalho que faz vigias todas as noites em vez de dormir. Mas, sua vida começa a se complicar quando o corpo de um alpinista é encontrado na base de uma montanha rochosa íngreme. Depois de um episódio maluco em que Hae-joon e seu chefe usam uma polia motorizada para subir a encosta da montanha, eles se perguntam se o morto caiu ou se foi empurrado. O principal suspeito é a viúva do homem, Seo-rae (Tang Wei), uma bela imigrante chinesa que não parece nem um pouco chateada com sua morte. Mas, como poderia Seo-rae, uma cuidadora adorada por seus clientes idosos, ser a principal suspeita do assassinato. Ela não poderia ter cometido assassinato, poderia?

 



Força Bruta (2022)




A Unidade de Crimes Graves do Departamento de Polícia de Geumcheon tem a tarefa de repatriar um criminoso que fugiu para o Vietnã. Embora não haja acordo de extradição com as autoridades locais, ele se entregou na embaixada sul-coreana. Já a caminho do Vietnã, os policiais experientes, o detetive Seok-DoMa (Dong-Seok Ma) e o capitão Il-Man Jeon (Gwi-Hwa Choi) concordam que há algo errado com a vontade repentina do suspeito de desistir assim que pode. esteja certo. A dupla deve estar certa. Assim que chegam, os oficiais e seus companheiros são atraídos para os crimes de um temível assassino chamado Hae-Sang Kang (Sukku Son). Mesmo que ele não tenha autoridade legal no exterior e nem mesmo tenha permissão para portar uma arma, Ma segue os rastros sangrentos que Kang deixa para trás e imediatamente inicia a investigação - claro, à sua maneira especial.




Invasão Zumbi (2016)




Em um trem de alta velocidade com destino à cidade de Busan, na Coréia do Sul, um vírus misterioso que transforma as pessoas em zumbis acaba se espalhando de maneira devastadora. A cidade de destino da locomotiva conseguiu com sucesso se defender da epidemia, mas até chegar lá eles deverão lutar pelas suas sobrevivências.







--


♥ SERVIÇO: 

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados. 

Conheça a Loja Parceira Amazon do Blog Namorada Nerd: https://www.amazon.com.br/shop/namoradanerd



Compartilhar no Google Plus

About Equipe Namorada Nerd

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar com Blogger
    Comentar com Facebook

0 comentarios:

Postar um comentário

*AVISO*

Os comentários neste blog podem ser excluídos sem notificação prévia se contiverem:
- Ofensas;
- Spam (propaganda não autorizada massiva);
- Excesso de links e links encurtados

O idioma padrão é o PT-BR;

O autor/moderador se reserva no direito de não responder seu comentário via e-mail, caso solicitado.