Da esquerda para a direita: TRANSarau - Divulgação; Festejos juninos e religiosidade - Felipe Fontoura |
Museus: festas populares, transformações urbanas e TRANSarau na agenda de junho
Com programação gratuita, os museus Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida trazem atividades que celebram a diversidade e a cultura popular
A Casa das Rosas, a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida, museus da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis, trazem no mês de junho uma agenda ampla.
Entre os destaques, o público poderá aproveitar atividades dentro da temática de festa junina, uma oficina de colagem artística e apresentações de um sarau LGBTQIAP+. Confira:
Casa Guilherme de Almeida
Aproveitando a chegada das celebrações juninas, o Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida preparou a atividade Cultura Caipira na Cidade de São Paulo, que acontecerá no dia 15 de junho, das 15h às 16h30. A roda de conversa, organizada pelos educadores Ana Paula Iannone e Rodrigo Vieira abordará a cultura caipira da região nas primeiras décadas do século XX, e a resistência dessa população às transformações urbanas. Tudo isso a partir de uma contextualização histórica e gastronômica. Os interessados podem se inscrever aqui.
E mais! Balangandãs das baianas
No dia 28 de junho, das 19h às 21h, o museu realizará a atividade Presença dos Balangandãs, com Simone Trindade, museóloga do Museu Carlos Costa Pinto, em Salvador, Bahia. O foco será a história e o significado desses objetos de metal usados como acessório e instrumento identitário pelas baianas, encontrados em diversos tipos e formatos, como figa, fruto e animal. Para se inscrever, basta acessar este link.
Casa Mário de Andrade
O museu Casa Mário de Andrade, que também está em clima de arraiá, realizará no dia 21 de junho, das 19h às 21h, a atividade Festejos Juninos e Religiosidade, com Fabrício Forganes, pesquisador do Catolicismo Negro e das Igrejas dos Homens Pretos no urbanismo brasileiro. Forganes abordará os aspectos culturais e religiosos das festas que acontecem no Brasil no mês de junho a partir das pesquisas realizadas por Mário de Andrade sobre tradições populares no país. Inscrições aqui.
Poema “Carnaval Carioca” e análise de Machado de Assis movimentam agenda do museu
A Casa Mário de Andrade recebe Maurício Hoelz, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mediador da atividade 100 anos do poema “Carnaval Carioca”, de Mário de Andrade, que acontece no dia 14 de junho, das 19h às 21h. O texto se passa no carnaval carioca, mais especificamente na festa de Momo — um dos principais personagens desta festa brasileira, conhecido como deus da festividade na mitologia grega. Os interessados devem se inscrever no link.
A fim de celebrar os 184 anos de Machado de Assis (1839 - 1908), o museu preparou uma atividade que analisa o posicionamento do escritor em relação ao racismo, além de sua identificação com temáticas nacionais. A roda de conversa Machado de Assis por Mário de Andrade: culto e crítica, comandada por Irlani Carvalho, educadora do museu, será no dia 24 de junho, das 14h às 16h, e tem como base o ensaio crítico feito pelo poeta Mário de Andrade em 1939, devido ao centenário de Machado. Para participar é necessário se inscrever neste link.
Casa das Rosas
No mês em que se completam 95 anos da morte do arquiteto Ramos de Azevedo, responsável por muitos projetos que são marcos da história de São Paulo, incluindo-se a concepção original da Casa das Rosas, o museu realizará duas palestras relacionadas aos temas da cidade e do patrimônio cultural.
Com o objetivo de trazer reflexões sobre as transformações urbanas de duas importantes metrópoles da América Latina, no dia 14 de junho, das 19h às 21h, a Casa das Rosas realizará a atividade on-line Cidades em Transformação: São Paulo e Buenos Aires entre dois mundos. Conduzida por María Sabina Uribarren, doutora em História da Arquitetura e do Urbanismo pela FAU-USP, a conversa abordará mudanças que aconteceram nos dois locais no final do século XIX e início do século XX, deixando essas capitais divididas entre o tradicional e o moderno. Para participar, clique aqui.
A outra atividade relacionada ao tema acontecerá presencialmente no jardim da Casa das Rosas, no dia 24 de junho, das 15h às 17h. O evento Patrimônio arquitetônico: o desafio da intervenção contemporânea, pelo arquiteto, historiador e professor da FAU Mackenzie, Abilio Guerra, apresentará como, desde a segunda metade do século 20, arquitetos brasileiros e estrangeiros que viviam no país realizaram intervenções em edifícios de valor histórico construídos em várias regiões do Brasil, destacando-se pela qualidade da adaptação aos novos usos desses espaços. Interessados devem se inscrever aqui.
Sarau LGBTQIAP+ e Colagem artística
No dia 17 de junho, das 18h às 20h, acontece o TRANSarau no jardim da Casa das Rosas — importante evento na cena paulistana para manifestação artística do público LGBTQIAP+. A atividade, organizada pela produtora cultural Akira Cascavel, utiliza diversas linguagens artísticas e estabelece uma relação com o público, pois é possível tanto estar no palco, se apresentando, quanto na plateia, assistindo. Para participar, não é necessário se inscrever.
Finalizando os destaques de junho, no dia 23, das 14h às 15h30, Alexandra Batista e Caio Gomes, do Núcleo de Ação Educativa do museu, conduzirão uma oficina de Colagem Artística no jardim da Casa das Rosas. A atividade será relacionada com o patrimônio natural urbano presente nesse espaço. Os interessados já podem se inscrever por meio deste link.
Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.
Serviço:
Casa Guilherme de Almeida
Roda de conversa – Núcleo de Ação Educativa
CULTURA CAIPIRA NA CIDADE DE SÃO PAULO
Com Ana Paula Iannone e Rodrigo Vieira
Quinta-feira, 15 de junho, das 15h às 16h30
Atividade presencial, realizada na Casa Guilherme de Almeida.
Inscrições aqui – Prazo: 14/06
Vagas: 15
Palestra
PRESENÇA DOS BALANGANDÃS
Com Simone Trindade
Quarta-feira, 28 de junho, das 19h às 21h
Atividade on-line, por meio da plataforma Zoom
Inscrições aqui – Prazo: 27/06
Vagas: 350
—
Museu - R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Tel.: (11) 3672-1391 | 3868-4128
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.
Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita
Casa Mário de Andrade
Palestra
FESTEJOS JUNINOS E RELIGIOSIDADE
Com Fabrício Forganes
Quarta-feira, 21 de junho, das 19h às 21h
Atividade on-line, por meio da plataforma Zoom
Inscrições aqui – Prazo: 21/06
Vagas: 300
Palestra
100 ANOS DO POEMA “CARNAVAL CARIOCA”, DE MÁRIO DE ANDRADE
Com Maurício Hoelz
Quarta-feira, 14 de junho, das 19h às 21h
Atividade on-line, por meio da plataforma Zoom
Inscrições aqui – Prazo: 14/06
Vagas: 300
Roda de conversa - Núcleo de Ação Educativa
MACHADO DE ASSIS POR MÁRIO DE ANDRADE: culto e crítica
Com Irlani Carvalho
Sábado, 24 de junho, das 14h às 16h
Atividade presencial, no jardim da Casa das Rosas
Inscrições aqui – Prazo: 24/06
Vagas: 40
—-
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo
Telefone: (11) 3826-4085
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site da instituição.
Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura
Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita
Casa das Rosas
Sarau
TRANSARAU
Com Akira Cascavel
Sábado, 17 de junho de 2022, das 18h às 20h
Atividade presencial, no jardim da Casa das Rosas
Não há necessidade de inscrição
Palestra
CIDADES EM TRANSFORMAÇÃO: São Paulo e Buenos Aires entre dois mundos
Com María Sabina Uribarren
Quarta-feira, 14 de junho, das 19h às 21h
Atividade on-line, por meio da plataforma Zoom
Inscrições aqui – Prazo: 14/06
Vagas: 300
Palestra
PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO: O DESAFIO DA INTERVENÇÃO CONTEMPORÂNEA
Com Abilio Guerra
Sábado, 24 de junho, das 15h às 17h
Atividade presencial, no jardim da Casa das Rosas
Inscrições aqui - Prazo: 23/06
Vagas: 50
Oficina - Núcleo de Ação Educativa
COLAGEM ARTÍSTICA
Com Alexandra Batista e Caio Gomes
Sexta-feira, 23 de junho, das 14h às 15h30
Atividade presencial, no jardim da Casa das Rosas
Inscrições aqui – Prazo: 22/06
Vagas: 30
—
A Casa das Rosas está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: (11) 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site.
Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h
Avenida Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo - SP
Programação gratuita
SOBRE A CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas é um museu dedicado à à cultura, à poesia, à literatura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, o museu-casa literário realiza programação diversificada e gratuita formada por oficinas de criação e crítica literária, palestras, ciclos de debates, exposições, saraus, lançamentos de livros, performances, apresentações teatrais e musicais.
Em 2023, o museu Casa das Rosas conta com o patrocínio da Pfizer, uma das maiores empresas biofarmacêuticas de inovação do mundo e responsável por colaborar, promover e ampliar o acesso a cuidados confiáveis em todo o mundo, e o apoio da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações). Juntas contribuirão para o desenvolvimento de atividades culturais e educativas do museu que são voltadas para os mais diversos públicos. A Casa das Rosas é gerida pela Poiesis, Organização Social de Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.
SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
0 comentarios:
Postar um comentário
*AVISO*
Os comentários neste blog podem ser excluídos sem notificação prévia se contiverem:
- Ofensas;
- Spam (propaganda não autorizada massiva);
- Excesso de links e links encurtados
O idioma padrão é o PT-BR;
O autor/moderador se reserva no direito de não responder seu comentário via e-mail, caso solicitado.