Ex-Amigos e Amigos-Ex

Olá pessoal, tudo bem?

Faz um bom tempo que não posto minhas divagações e textos autorais aqui, né? Mas hoje resolvi postar algo que pensei por um bom tempo e finalmente criei coragem para publicar.

Espero que acompanhem o meu raciocínio, mesmo sem concordar comigo.



Ex-Amigos e Amigos-Ex


Algumas pessoas passam por nossa vida e deixam marcas. Nem sempre serão marcas boas de se recordar. E em alguns casos, ficam verdadeiras cicatrizes no coração.

- Onde foi que amarrei meu burro?

- Como pude gostar dessa pessoa?

Sei que para algumas relações desfeitas, a frase ideal seria: você não perde, se livra. Vale para amores e amizades. 

Algumas pessoas fizeram uma parte mais profunda na nossa vida sentimental. De um jeito bom. Temos os/as “ex”. E acho ruim quando não se consegue manter uma amizade simples ou ao menos uma relação civilizada e educada com ele/a, afinal, já houve algum sentimento, carinho, palavras boas, enfim, afeto ali. Acho muito estranho pensar que uma pessoa passou pela sua vida e hoje já não faz mais parte dela, e fica o questionamento de por que um dia ela já esteve aqui.

Outra coisa que me incomoda: Parece que as pessoas se tornaram descartáveis também. Com a premissa do “networking”, tempos em que as pessoas se aproximam com algum interesse, e ambas, ao dar as mãos, se perguntam “em que podemos ser úteis um ao outro hoje?”

Nunca tive paciência de conhecer pessoas. Quando estava solteira, cansei de repetir que conhecer gente nova é muita burocracia. Uma coisa que me deixa em alerta é: ao conhecer uma pessoa e ela começa a falar mal do/a ex sem parar. Ainda penso: será que ele se acha tão bom assim? Só a ex dele que é maluca? O que será que ele fez para ela agir assim?

Também pensava que se o pretendente em questão falará mal de mim um dia. Afinal, não há garantias de que será até que a morte nos separe. Ou talvez, eu que seja crítica demais com as pessoas. "Mas se as pessoas fossem boas, seriam livros."

Já fui adepta do mantra "antes só, do que mal acompanhada." E achei que morreria sozinha.

Nem todas as pessoas conseguem se manter na nossa vida. Às vezes, por força maior. E qual seria a maior força no mundo além da morte?

O ódio.

Quando alguém diz que tem vontade de agredir/matar tal pessoa por um motivo aleatório. Ou quando alguém consegue consumar a ideia. Eu já fico chocada quando alguém, como forma de se vingar consegue destruir o que o ex-afeto conquistou.

Se eu puder te dar um conselho: não desperte a ira de ninguém. E um bônus: não deixe ninguém despertar sua ira. Isso adoece a alma. Acaba com a saúde mental. Enfim, não vale a pena. Já dizia o Chaves do oito: "A vingança nunca é plena. Mata a alma e a envenena."

Navegando no Setembro Amarelo, você verá mensagens encorajadoras por aí. Desde um "não desista", "você importa" até um "ajude e acolha quem precisar".

Mas onde eu quero chegar com tudo isso? Será que consegui te fazer entender o título?

Bom, tentarei resumir as ideias:

  • Não plante ódio no coração dos outros. Nem no seu.

  • Se a outra pessoa não quer manter contato contigo, não force isto. 

Porém, tente manter o mínimo de contato com quem você já tem. Não digo para você ser o BFF do ex. Nem é para curtir tudo o que a pessoa posta. Menos ainda, o hábito de stalkear por aí. Também, você tem que aprender a definir se vale a pena uma relação, mesmo que não tão próxima quanto já foi um dia.

Ouça uma pessoa que já sonhou em se mudar para as montanhas e esquecer a sociedade: você pode ser amiga de um ex. E pode reconquistar a amizade de alguém que se ofendeu com uma brincadeira sua. Apenas se ambos quiserem, claro.

Hoje você pode estar aí, curtindo seu hate e rindo de como uma pessoa pode ser ridícula e se expor na internet. Mas você não sabe se a pessoa pensou em como seria bom poder rir de uma piada sua e ouvir a sua risada de novo.




~~♥
kissus, Val


--


♥ SERVIÇO: 


Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados. 

Conheça a Loja Parceira Amazon do Blog Namorada Nerd: https://www.amazon.com.br/shop/namoradanerd



Compartilhar no Google Plus

About Val Felix ♥

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

7 comentarios:

  1. Oi, Val. Tudo bem? Muito bom o texto. Penso que hoje em dia as pessoas estão cada vez mais descartáveis, infelizmente é uma realidade dura e cruel. Penso também que as relações humanas são muito complicadas quando há sentimento envolvido. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É m texto bastante reflexivo. Gostei e fiquei me perguntando mesmo quantas pessoas que eram tão próximas e sumiram do mapa. Hoje mal sei se ainda moram na mesma cidade ou se tem filhos. É realmente uma questão delicada essa.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Oi Val, tudo bem?
    Essa frase do Chaves é meu mantra! Sempre que alguém me deixar com raiva suficiente para querer fazer alguma coisa, lembro que quem vai levar a pior serei sempre eu, envenenando minha alma.
    Adorei o texto, ex- só tenho amigas, que talvez nem tenham sido tão amigas assim, analisado o relacionamento. Ex de romance acho que nunca irei ter... Tem gente que vai levando a vida e simplesmente acontece. Não é o meu caso.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos e Crônicas)

    ResponderExcluir

*AVISO*

Os comentários neste blog podem ser excluídos sem notificação prévia se contiverem:
- Ofensas;
- Spam (propaganda não autorizada massiva);
- Excesso de links e links encurtados

O idioma padrão é o PT-BR;

O autor/moderador se reserva no direito de não responder seu comentário via e-mail, caso solicitado.